Problemas de comportamento

Crianças e Adolescentes

Problemas de comportamento em crianças e adolescentes referem-se a um padrão persistente de comportamentos desafiadores, agressivos ou perturbadores que interferem no desenvolvimento social, emocional e académico. Estes comportamentos podem afetar as suas relações familiares, escolares e com amigos. São problemas que vão muito para além das birras e dos comportamentos esperados para a idade, tornando-se recorrentes e graves, a ponto de impactar negativamente a vida cotidiana da criança ou adolescente.

Causas

Os problemas de comportamento podem ter várias causas, incluindo fatores genéticos, traumas, dificuldades familiares, bullying ou mudanças significativas na vida da criança, como a separação dos pais ou a perda de um familiar.

Sintomas de Alerta

Identificar estes problemas é essencial para uma intervenção precoce. Os principais sinais de alerta incluem:

Tratamento

consulta de psicologia
A intervenção psicológica nos problemas de comportamento em crianças e adolescentes é altamente eficaz quando feita de forma personalizada, envolvendo tanto a criança quanto o ambiente em que ela está inserida. Por isso, se sente que a sua criança ou adolescente está a passar por uma fase delicada, marque uma consulta de avaliação.

Questões Frequentes

Esclarece as tuas dúvidas

Qual a idade mínima para iniciar a terapia?
Não existe uma idade mínima para iniciar terapia. Contudo, como se trata de uma modalidade à distância é aconselhável a partir dos 6 anos.
Pais podem sempre procurar terapia quando estão perante comportamentos atípicos da criança ou quando este é exposto a algum possível evento traumático.

A terapia tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento do seu filho, nomeadamente:

  • melhora a concentração
  • promove uma maior consciência emocional
    melhora o desempenho escolar
  • ajuda a melhorar autoestima e autoconfiança
  • melhora a qualidade de vida da criança nas diferentes áreas da sua vida

Todas as nossas consultas são realizadas online.

As consultas de psicologia têm a duração de 50 minutos.
Numa fase inicial, as consultas de psicologia são agendadas semanal ou quinzenalmente, para que se possam definir objetivos terapêuticos e obter os resultados no acompanhamento psicológico. Ao longo do processo, a periodicidade vai sendo revista e adaptada consoante as necessidades apresentadas.
A primeira consulta realiza-se com os pais a fim de perceber o motivo. A cada consulta está associado um valor de 55€ com emissão de recibo. Embora não exista convenção com seguradoras, pode sempre solicitar o reembolso do valor junto da sua seguradora.
O pagamento de cada consulta de psicologia deve ser efetuado até 48 horas após o agendamento da consulta, por MB WAY ou por transferência bancária. A sessão é confirmada apenas após o recebimento do comprovativo.
As consultas de psicologia com a Dra. Cátia Silva e restante equipa são assentes em modelos teóricos empiricamente validados pelas ciências sociais e humanas. Entre eles, terapia cognitivo-comportamental, terapia focada na compaixão, terapia focada nas emoções e terapia narrativa. Assim, é possível atuar de forma integrativa e responder adequadamente às necessidades de cada cliente.