Na Voz
dos Media

A brincar, a brincar, as férias são para ser levadas a sério

Não, o descanso não é coisa de fracos. As férias melhoram a concentração, a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, a tomada de decisão e ajudam a regular as emoções.

Tom Holland revela que sofre de PHDA. O que é e os sinais na idade adulta

A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) é “uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de manter o foco, regular impulsos e gerir a hiperatividade”. Esta condição crónica pode persistir ao longo da vida, tendo impacto na infância e também na idade adulta.

N'A Caravana

O que nos diz a série “Adolescência” segundo a psicóloga Cátia Silva

Nas últimas semanas, a série “Adolescência” tem gerado um grande burburinho, “e com razão”, segundo a psicóloga Cátia Silva. A produção mergulha nos desafios da adolescência, explorando a influência das redes sociais, a desconexão entre pais e filhos e o impacto emocional que este afastamento pode ter no desenvolvimento dos nossos jovens.

A PHDA também afeta os adultos

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma condição do neurodesenvolvimento, que afeta a capacidade de manter o foco, regular impulsos e gerir a hiperatividade. Trata-se de uma condição crónica, que pode persistir ao longo da vida, impactando não só a infância, mas também a idade adulta, podendo interferir no desempenho profissional, nas relações interpessoais e na rotina diária.

Época festiva: como lidar com as reuniões familiares

A psicóloga Cátia Silva reconhece que nem sempre as ocasiões festivas, como a Páscoa, são fáceis de gerir, já que somos, muitas vezes, confrontados com dinâmicas familiares disruptivas e emocionalmente desgastantes que ativam gatilhos emocionais. Entre eles, expectativas não correspondidas, tensões do passado ou até a dificuldade de manter uma postura autêntica num ambiente onde, à partida, se espera determinados comportamentos.

O fenómeno dos “bebés” reborn

Como lidar com a pressão do corpo de verão

Como ajudar alguém que perde dois filhos numa tragédia

Na fase do choque, “há que validar a dor da perda, dar espaço e não tentar consolar com uma lógica, porque não há lógica. Basta acompanhar em silêncio porque isso já é cuidado”, explica Cátia Silva, psicóloga que trabalha com casos de luto.

Voltei a viver com os meus pais. Esta é a minha história

Em Portugal, 70% dos jovens até aos 29 anos ainda vivem em casa dos pais. Muitos regressaram após estudar fora ou terminarem o arrendamento da sua habitação, por razões financeiras. Quais os principais desafios e como ajudar a que se emancipem financeiramente?

A análise de uma psicóloga à série “Adolescência”

A série “Adolescência” tem sido, nas últimas semanas, um dos temas mais falados nas redes sociais – e com razão, segundo a psicóloga Cátia Silva. A produção da Netflix mergulha nos desafios da adolescência, explorando a influência das redes sociais, a desconexão entre pais e filhos e o impacto emocional que este afastamento pode ter no desenvolvimento dos nossos jovens. Como psicóloga e mãe, Cátia Silva considera fundamental que se reflita sobre as questões levantadas ao longo da série e sobre como elas ecoam na nossa sociedade.

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

Craig Ainsworth, sofria de stress pós-traumático. Falámos com especialista para perceber melhor esta situação e consequências. Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham, foi encontrado morto em Espanha depois de ter sido dado como desaparecido. O ex-fuzileiro naval de 40 anos, que trabalhou para o casal Beckham entre 2013 e 2015, «sofria de perturbação de stress pós-traumático depois de ter prestado serviço no Afeganistão», revelou a sua mãe, Sally Ainsworth, no dia 05 de abril nas redes sociais.